A semifinal do Campeonato Amador de Salto foi marcada por uma confusão envolvendo a torcida do Santa Cruz. O time disputava uma vaga na decisão contra o São Gabriel/2R, no Estádio Municipal Amadeu Mosca, quando sua torcida invadiu o gramado e disparou um rojão que estourou próximo ao árbitro da partida, provocando um grande tumulto.
A partida foi suspensa e o caso será denunciado ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). A tendência é que o Santa Cruz seja eliminado devido à confusão. O árbitro deixou o estádio escoltado pela Guarda Civil Municipal e foi atendido no Hospital Municipal.
A Lidesa (Liga Desportiva Saltense) ainda não confirmou a eliminação do Santa Cruz nem as possíveis consequências para a equipe.
O Santa Cruz emitiu uma nota afirmando que “não compactua com qualquer tipo de violência, seja ela praticada dentro dos estádios ou nas imediações, especialmente quando realizada por torcedores”. Contudo, a equipe criticou a arbitragem, chamando-a de tendenciosa e causadora da confusão. “O árbitro utilizou critérios que influenciaram diretamente o resultado. Os erros cometidos nesta manhã – que geraram revolta entre atletas e torcida – apenas demonstram o longo caminho a ser percorrido até que se chegue ao nível de excelência da arbitragem necessário para garantir um bom espetáculo no amador saltense.”
Nações na final
Quem garantiu a vaga na grande final foi o Nações. Jogando no Campo do Arlindo Bonardi, o time empatou em 2 a 2 com o União, avançando após vencer o primeiro jogo por 2 a 1. O Nações chegou a abrir 2 a 0, mas o União reagiu e empatou a partida nos minutos finais.
O Nações disputará sua terceira final nas últimas quatro edições do Campeonato Amador da Série A, sendo a nona vez que o time chega a uma decisão do principal campeonato da cidade.