O cientista é um profissional multifacetado.
Dada à complexidade dos fenômenos naturais, as habilidades que o cientista tem de desenvolver são muitas, o que explico neste artigo. Mas a principal característica, sem dúvida nenhuma, é a curiosidade. Acredito que a curiosidade vem da vontade do espírito humano de conhecer o meio no qual se encontra.
E com relação a explorar para conhecer o meio, as crianças são imbatíveis. O tempo mostra ainda mais como as crianças são muito mais perspicazes em observar o mundo do que qualquer adulto.
Qual a principal motivação?
A curiosidade inata, pois bem…
Um cientista vivia trancado em seu laboratório, procurando respostas para os problemas do mundo.
Certo dia, seu filho, de 7 anos, invadiu a sala decidido a ajudá-lo. Impaciente, o cientista pediu que seu filho fosse brincar em outro lugar. No entanto, sem sucesso.
O cientista procurou algum objeto que pudesse entreter a curiosidade do menino.
Logo encontrou um mapa-múndi impresso numa página de revista. Recortou o mapa em vários pedaços, pegou um rolo de fita adesiva e entregou ao filho dizendo:
Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo todo quebrado para você consertar. Veja se consegue fazer tudo direitinho.
Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Porém, algumas horas depois, ouviu a voz do filho:
Pai, pai, já consegui terminar tudinho.
Incrédulo, o cientista foi ver, certo de que veria um mapa sem sentido, mas, para a sua surpresa, o mapa estava completo e com tudo em seus devidos lugares.
Você não sabia como era o mundo meu filho. Como conseguiu?
Pai, eu não sabia como era o mundo não. Quando você retirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Então lembrei disso, virei os recortes e comecei a consertar o homem. Virei a folha e vi que havia consertado o mundo!