Cidades

Interligadas

Conservatório Municipal vai oferecer mais 263 vagas para 2024

Cursos de dança e música são destinados a alunos a partir de 6 anos, conforme cada segmento

O Conservatório Municipal Maestro Henrique Castellari oferecerá 263 vagas para os cursos Livre de Dança e Música – Instrumentos e Canto. As inscrições começarão no dia 8 de janeiro de 2024 e terminarão no dia 19 de janeiro. Os interessados devem se inscrever através do link http://bit.ly/3v0kKjg.
Entre os cursos disponíveis, o de Iniciação à Dança, voltado para crianças a partir de 6 anos completos até 31 de março de 2024, sendo ele preparatório para o curso Livre de Dança. Já para o Curso Livre de Dança, podem se candidatar interessados com e sem experiência na área da dança. As turmas serão divididas nas seguintes faixas etárias: 6 a 8 anos, 9 a 11 anos, 12 a 17 anos e acima de 18 anos. A grade conta com aulas de balé clássico, jazz ou sapateado (livre escolha), teoria, história da dança, repertório, balé contemporâneo e ponta.
O curso de música é estruturado em dois segmentos: erudito e popular, para instrumento ou canto. Atenderá alunos a partir de 11 anos (completos até 31 de março de 2024) para diversos instrumentos, sendo mínimo de 12 anos para trompete e violoncelo, 14 anos para contrabaixo acústico.
A ênfase do curso de música é nas seguintes modalidades: Bateria e Percussão, Canto Erudito, Canto Popular, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Euphonium (Bombardino), Flauta Transversal, Guitarra, Oboé, Piano Erudito, Piano Popular, Saxofone, Teclado, Trombone, Trompa, Trompete, Trompete Popular; Tuba, Viola Brasileira (Caipira), Viola de Arco (Erudita), Violão Choro (6 e 7 cordas), Violão Erudito, Violão Popular, Violino e Violoncelo.
Para a modalidade violão choro de 6 ou 7 cordas, serão atendidos somente candidatos com conhecimento, que possuam instrumento (com cordas de nylon). O candidato deverá executar uma música do repertório de choro.
Para os cursos de flauta transversal e oboé, a escola oferecerá apenas vagas para suplentes (a serem classificados em uma lista de espera) devido à inexistência imediata de vagas para esses instrumentos.
A seleção dos candidatos para o curso de música ocorre em duas etapas. Na primeira, o aluno deverá preencher um questionário e, na segunda etapa, o corpo docente do Conservatório realizará uma entrevista avaliativa com os aprovados na primeira etapa, podendo, a critério dos docentes, ser solicitado aos candidatos com conhecimento para que toquem ou cantem uma peça musical.
Já para os alunos do curso de dança, será aplicada prova prática previamente agendada, onde o corpo docente avaliará aptidão e o desempenho físico dos candidatos.
Todos os candidatos que não forem selecionados para início imediato serão incluídos em uma lista de espera para eventuais vagas remanescentes que poderão ser ofertadas no decorrer de 2024.

COMPARTILHE