Cidades

Interligadas

Consumo de água aumentou 40% nos últimos dias e rodízio permanece ao menos até dia 31

A onda de calor intensa e prolongada, que atinge Salto e todo o Estado nos últimos dias, causou um aumento no consumo de água. Segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Salto, houve um aumento de 40% no consumo nos últimos dias.

Esse uso elevado e contínuo tem provocado dificuldades na manutenção da pressão do sistema de abastecimento, especialmente nos horários de pico. Como medida operacional, alguns reservatórios passam por fechamentos temporários ao longo do dia para recuperação de nível e equilíbrio da distribuição.

O rodízio iniciado no sábado (27) deve permanecer ao menos até o dia 31 de dezembro, nas regiões informadas oficialmente. A autarquia não informou se o ano de 2026 começa com o rodízio ou se ele será encerrado.

Chuva

De acordo com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) nesta semana foram mais de 50 milímetros de chuva acumulada em Salto. No acumulado do mês de dezembro, até o dia 30, foram mais de 250 milímetros, cerca de 40% acima da média normal para o mês.

Caminhões-pipa

O SAAE segue realizando o fornecimento de água por meio de caminhões-pipa para situações emergenciais e, em razão da alta demanda, reforçou suas equipes e frota para atendimento dos casos prioritários.

Entre os dias 22 e 28 de dezembro, o SAAE de Salto registrou 185 pedidos emergenciais de caminhões-pipa. Para efeito de comparação, em outubro foram 60 registros e em novembro, 69, o que representa um aumento médio de aproximadamente 187% nos pedidos emergenciais, evidenciando o impacto direto do calor intenso e do consumo elevado no sistema de abastecimento.

Em caso de necessidade, os moradores podem entrar em contato com o SAAE de Salto pelo telefone 0800 7796 300.

Superintendente fica

Apesar do momento crítico, o superintendente do Saae, César Piva, pouco tem aparecido publicamente para responder a população. Sua última aparição foi no início do mês, quando prestou contas sobre o Saae na Câmara de Vereadores. No início da semana ele sequer estava na autarquia quando vereadores foram cobrar explicações.

Questionada, a Prefeitura falou que não pensa em alterações na superintendência. “Este assunto não está em pauta; no momento a prioridade é trabalhar em equipe para tentar o mais rápido possível amenizar os problemas enfrentados”.

COMPARTILHE