Frequentadores da Biblioteca Municipal, principalmente estudantes, se queixaram para a reportagem do PRIMEIRAFEIRA da falta de acesso a novos títulos de livros no espaço. Segundo eles, desde o ano passado, por um problema no software, livros que foram doados ou adquiridos não estavam sendo emprestados, uma vez que não foram cadastrados no sistema.
“No início do ano eu fiz a doação de 13 livros para a biblioteca e a pessoa que os recebeu falou que não poderia deixar os livros disponíveis, porque não tinha como cadastrar”, disse Mary Ellen Almeida. “Ano passado eu falei com o responsável pela biblioteca e ele me disse que a biblioteca usava um programa chamado Acess para fazer controle dos livros, das entradas e retiradas, assim como o cadastro das pessoas. Esse programa parou de receber atualizações do fabricante e, segundo essa pessoa, a biblioteca perdeu parte dos backups”, afirmou.
Procurada, a Secretaria de Cultura da Prefeitura confirmou a implantação de um novo sistema totalmente digital. “O leitor poderá acessar toda a biblioteca de seu celular ou computador pessoal e consultar, fazer reserva etc. O sistema antigo exigia carteirinha de papel, fotografia impressa e era limitado em sua quantidade de registros”, informou.
O novo sistema começou a ser implantado neste mês e nesta quinta-feira (22) foram iniciados os testes antes da liberação do aplicativo nas plataformas.
Os livros doados estão sendo catalogados pela bibliotecária para então integrar o acervo digital com mais de 35 mil livros. “Será um grande avanço para a Biblioteca que, do ponto de vista do atendimento, finalmente entrará no século 21, cumprindo mais uma meta da plataforma de governo”, disse o secretário Oséas Singh Jr.
O chefe da pasta, por fim, ainda falou que os livros cadastrados no software antigo estão sendo emprestados normalmente. “Apenas os não cadastrados, estão sendo registrados e, portanto, temporariamente não são emprestados, ou seja, uma pequena fração”.