A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para a mudança no tempo entre terça (2) e quarta-feira (3). Em boa parte do Estado há a possibilidade de tempestades severas. Segundo o Portal Climatempo, há possibilidade de pancadas de chuva a tarde, e a noite há o risco de temporal com queda de granizo, em Salto.
A passagem de um sistema meteorológico deve favorecer a formação de fortes chuvas. Embora não haja previsão de grandes volumes de chuva, há o risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos, quedas de árvores, destelhamentos e interrupções temporárias de energia, além de ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte.
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas e não atravessar enxurradas; observar sinais de deslizamento, como rachaduras no solo e portas ou janelas que possam emperrar; não se abrigar sob árvores durante tempestades; recolher objetos soltos em varandas e quintais; acompanhar os comunicados oficiais pelos canais da Defesa Civil.
Operação Chuvas
O Governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (1º), durante evento no Palácio dos Bandeirantes, a SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, pacote de R$ 69,5 milhões em investimentos, modernização tecnológica e reforço direto aos municípios. A iniciativa da Defesa Civil do Estado marca a abertura do período mais sensível para deslizamentos, enchentes e enxurradas no estado e busca garantir mais precisão nas previsões, agilidade nos alertas e capacidade de resposta. Entre os dias 1º de dezembro e 31 de março, todo o Sistema de Defesa Civil permanece em prontidão.
Durante o evento, foi apresentado o Painel de Inteligência SP Sempre Alerta, que integra todos os dados utilizados para a emissão de alertas. Informações que antes eram coletadas em fontes diversas de consulta agora têm uma plataforma integrada, com uso de algoritmos e inteligência artificial que seleciona e filtra dados, apresentando apenas em uma única tela tudo que o meteorologista precisa para tomadas de decisão.