O Estado de São Paulo enfrenta dias de calor intenso, com temperaturas que podem chegar a 36°C em algumas regiões. Na região de Sorocaba, da qual Salto faz parte, os termômetros podem marcar 33°C.
As altas temperaturas decorrem de uma massa de ar quente que predomina sobre São Paulo, resultando em tardes com muito calor. A previsão é de que as altas temperaturas devem predominar até a próxima semana. A Defesa Civil alerta para os riscos associados às altas temperaturas e reforça recomendações para minimizar impactos à saúde da população.
Além do calor intenso, há previsão de pancadas de chuva e temporais isolados. De acordo com o Inmet a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, com ventos intensos, de 40 a 60 km/h. “Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma o aviso.
Por isso, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados com a hidratação, evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia e procurar locais ventilados. O Ministério da Saúde também recomenda o uso do protetor solar, utilizar chapéus e óculos escuros, usar roupas leves, diminuir os esforços físicos e fazer refeições leves e pouco condimentadas.
Em caso de tempestades, a recomendação é buscar abrigo em locais seguros, evitar áreas abertas, por causa de quedas de raios e árvores e jamais atravessar ruas alagadas ou com enxurradas.
Reportagem atualizada em 12/02 às 13h