Cidades

Interligadas

Demanda de exames laboratoriais reprimidos cai quase à metade em Salto nos últimos meses

O número de pacientes que aguardam a realização de exames laboratoriais em Salto caiu quase à metade nos últimos meses. A informação é da Secretaria de Saúde da Prefeitura.
Em nota ao PRIMEIRAFEIRA, a pasta informou que, dos quase 7 mil exames solicitados aos pacientes, mais de 3,3 mil já foram realizados, o que vem ajudando a zerar a fila de espera em pelo menos cinco especialidades: manometria anorretal, que tinha 14 exames aguardando vaga desde 2017; angiografia/arteriografia, com 5 pacientes aguardando desde 2018; endoscopia com ligadura elástica, com 13 pacientes aguardando desde 2017; e uretocistografia infantil, com 12 pacientes aguardando desde 2017.
Além disso, 58 pacientes aguardam a realização de tomografia sem contraste, mas já possuem agendamento para que possam ser feitos em breve.
Em outros casos, como, por exemplo, exames de ressonância magnética, a fila de espera contava com pacientes que aguardavam há pelo menos sete anos. Esse volume caiu para menos da metade, com mais de 2 mil ressonâncias realizadas. Atualmente a fila para esse exame é de aproximadamente 1.380 pessoas.
No caso dos exames de audiometria, cuja fila era de 746 pacientes, alguns aguardando desde 2019, a fila de espera caiu para menos de 50 pessoas. Atualmente, a maior demanda é para exame de eletroneuromiografia, na qual pacientes aguardavam desde 2012, com fila de espera de 2.680. Desses, mais de 500 exames já foram realizados.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, havia uma fila de espera de exames de mamografias com demanda reprimida de 900 pacientes, além dos atuais (do mês de junho), mas ela foi zerada e os exames hoje são realizados dentro do tempo e urgência do pedido médico de cada paciente.
“É importante informar que, até o momento, foram realizados mais de 2 mil exames de mamografia e ultrassonografias de mama. A Secretaria de Saúde vem trabalhando para minimizar as demandas reprimidas de muitos anos de espera pelos cidadãos”, informou a secretaria.
A Secretaria salienta ainda que, recentemente, foram contratados 2.736 exames de ressonância com a Unidade Radiológica de Americana e 336 com LNA SLT Diagnósticos Médicos (Allus), ambos contratos com 24 meses de vigência.
E, ainda como forma de expandir o atendimento à saúde pública, a Secretaria de Saúde está implantando o projeto Cuidado Farmacêutico no SUS. Inicialmente, o projeto será implantado no Jardim Santa Cruz (cujo público-alvo são os pacientes de diabetes e com comorbidades), e no Centro de Saúde II, no Centro (cujo público-alvo são os pacientes do Ambulatório de Moléstias Infecciosas).

COMPARTILHE