Cidades

Interligadas

Discurso sobre o colonialismo

Dias atrás, enquanto aguardava o horário do voo no aeroporto, escrevi um pequeno texto, na verdade um plano de aula que transcrevo aqui adaptado para o dedinho de prosa. O trabalho é baseado na leitura do texto “Discurso sobre o Colonialismo”, de Aimé Césaire. O plano de aula original consiste na discussão do conceito de decolonialidade a partir do autor. Vale ressaltar que o conceito ainda não tinha sido desenvolvido quando Césaire escreve o discurso.
Em uma perspectiva conteudista, algumas escolas ainda priorizam o decorar datas, nomes e fatos, ao invés de levar o estudante a pensar naquilo que está sendo estudado de maneira crítica, refletindo sobre processos. Ao se estudar o assunto da colonização, por exemplo, é possível a formulação de questionamentos.
Para isso, o conceito de decolonialidade se faz importante em sala de aula:
… é possível afirmarmos que o pós-colonialismo como termo originou-se nas discussões sobre a decolonização de colônias africanas e asiáticas depois da Segunda Guerra Mundial […] tendo sido produzido, principalmente, por intelectuais do Terceiro Mundo que estavam radicados nos departamentos de estudos culturais, de língua inglesa, antropologia das universidades inglesas e posteriormente das universidades norte-americanas. A consequência mais óbvia disso foi o fato de o pós-colonialismo ter uma língua de nascença, o inglês, e ter também um espaço de circulação, o mundo anglofônico. (COSTA; GOSFOGUEL, 2016).
Vale ressaltar que antes mesmo do conceito em si surgir, autores como Césaire já escreviam com base em uma visão decolonial (ibdem, 2016), sendo que “para além disso, a decolonialidade consiste também numa prática de oposição e intervenção, que surgiu no momento em que o primeiro sujeito colonial do sistema mundo moderno/colonial reagiu contra os desígnios imperiais que se iniciou em 1492.” (ibdem, 2016).
Pensar uma aula com autores da decolonialidade é refletir de acordo com o olhar daqueles que outrora sofreram com as imposições feitas pelas metrópoles, seja através da colonização moderna com a invasão dos europeus na América ou pela neocolonização e partilha da África entre as potências europeias, em ambos os casos deixando sequelas graves como o subdesenvolvimentismo, pobreza, escassez de alimentos, genocídios de povos tradicionais, dentre tantos outros fatores. Para isso, o Discurso Sobre o Colonialismo será analisado de maneira crítica, apresentando aos estudantes uma visão outra acerca da colonização. Na edição de 1978, Mário de Andrade salienta que “o discurso é tão transparente que a sua substância só se presta a uma interpretação: trata-se do processo dos valores da Europa capitalista, responsável por um odioso empreendimento etnocidário – a colonização.”
O próprio autor menciona, logo no começo do texto, alguns dos males deixados pelos europeus por tal colonização:
A verdade é que a civilização dita europeia, a civilização ocidental, tal como a modelaram dois séculos de regime burguês, é incapaz de resolver os dois problemas maiores e que a sua existência deu origem: o problema do proletariado e o problema colonial; que, essa Europa acusada no tribunal da razão como no tribunal da consciência, se vê impotente para se justificar; e se refugia, cada vez mais, numa hipocrisia tanto mais odiosa quanto menos susceptível de ludibriar. (CÉSAIRE, 1978).
Sala de aula é lugar de reflexão, de tensões e choques de ideias. Cada estudante que ali está sentado, assim como o próprio docente, precisam ver sentido naquilo que está sendo abordado, a aula deve incomodar, deixar a mente inquieta. O conceito de decolonialidade e o texto de Césaire é capaz disso, de refletir para além dos discursos dominantes e que muitas vezes são predominantes em sala de aula.

ANDRADE, Mário. Prefácio. In: CÉSAIRE, Aimé. Discurso Sobre o Colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978.
COSTA, Joaze Bernardino; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e Perspectiva Negra. Revista Sociedade e Estado., vol. 31, n. 1, 2016. Em: https://www.scielo.br/j/se/a/wKkj6xkzPZHGcFCf8K4BqCr/?format=pdf&lang=pt. Acessado em: 12 de jul. de 2023.
CÉSAIRE, Aimé. Discurso Sobre o Colonialismo. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1978.

COMPARTILHE