Cidades

Interligadas

Editor do PRIMEIRAFEIRA e outros dois integrantes da Academia de Letras falam de literatura a alunos do Paula Santos

O editor responsável pelo PRIMEIRAFEIRA e escritor, Eloy Oliveira, e os escritores Alberto Manavello e Mércia Falcini, falaram sobre literatura e responderam a perguntas de estudantes, na manhã de quinta-feira (3), na Escola Estadual Professor Paula Santos, umas das mais tradicionais de Salto, no projeto “Escritores do Futuro”.
“O projeto visa despertar os alunos para a leitura e principalmente para a escrita”, afirmou a diretora da escola, Antônia Aparecida Teodora, a Cidinha. “A visita dos escritores, integrantes da Academia Saltense de Letras, objetivou aproximar os alunos da experiência prática”, disse o professor José Antônio dos Santos, de história.
A proposta foi desenvolvida pelo professor José Antônio em conjunto com os professores Eliana Camargo dos Reis, Lilian Martins Nogueira, Bárbara Simão da Silva e Valdirene Ferreira da Silva (todos da disciplina de Língua Portuguesa) e Flávia Maria da Silva e Wagner Brito de Jesus (estes da disciplina de Tecnologia).
“A ideia é muito positiva, pois vem ao encontro de outro projeto que nós, da Academia de Letras, estamos iniciando, que visa levar a nossa entidade para mais perto da comunidade e para também incentivar a leitura, a escrita e divulgação da literatura”, comemorou Mércia Falcini, uma das fundadoras da Academia Saltense de Letras.
“Para mim, foi uma oportunidade especial. Lembro que quando decidi ser escritor queria muito falar com um para saber mais e não encontrei quem pudesse me ajudar”, disse Eloy Oliveira. “Todos os dias aprendemos coisas novas. Estou escritor há cinco anos e vim aprender com esses estudantes”, disse Alberto Manavello.
A palestra com os escritores da Academia Saltense de Letras constituiu a última fase do projeto. Os estudantes já haviam produzido textos literários em sala e agora esse material está sendo selecionado. O conjunto dos melhores trabalhos escolhidos vai se tornar um livro. “Estamos felizes com o resultado”, disse Eliana Reis.
Antes dos escritores da manhã de quinta-feira, o projeto da escola Paula Santos já havia recebido presencialmente a escritora Cynara Lenzi, especializada em literatura infantil e membro da Academia Saltense de Letras, e o escritor Fábio Barreto, com obras voltadas para a ficção científica, este de forma online.

COMPARTILHE