O editor responsável pelo PRIMEIRAFEIRA, o escritor Eloy de Oliveira, deve lançar livro voltado ao mercado europeu. A proposta partiu de uma editora de Portugal durante a passagem dele pelo país para o lançamento do livro “Apenas um esbarrão”, na primeira quinzena de maio, quando também participou de evento preparatório para a Feira do Livro de Lisboa, que ocorre no final deste mês.
A ideia é sedutora e eu fiquei muito interessado, mas ainda dependemos de novas conversas. Em princípio, achei viável fazer essa produção voltada ao mercado europeu. Agora vamos discutir como ela se dará efetivamente e no que eu posso contribuir como escritor. De qualquer forma, a sugestão vem em um momento em que estamos expandindo a divulgação do meu trabalho”, disse ele.
O lançamento do livro “Apenas um esbarrão” ocorreu no Radisson Hotels para um público que foi reunido a partir da divulgação da passagem do escritor por Lisboa. O evento teve uma apresentação do livro, que enfoca a história do amor entre uma jornalista e um delegado de polícia, que não é quem ele diz ser. Depois uma apresentação do autor, seguida de uma sessão de autógrafos.
Em Lisboa, Eloy de Oliveira também participou de uma reunião com jovens leitores em um café para apresentar o seu livro e fazer a divulgação do lançamento e posteriormente se encontrou ainda com um público da terceira idade em uma biblioteca com a mesma proposta. Além dessas reuniões, o escritor visitou a editora Atlantic Books, que publica livros em português em Portugal e no Brasil.
Também conversou com uma equipe de escritores ghost-writer, que atuaram no primeiro livro escândalo de Portugal, o “Eu, Carolina”, de dezembro de 2006, no qual se retratou o relacionamento íntimo de seis anos de Carolina Salgado com Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, e expôs um escândalo de corrupção denominado “Apito Dourado”.