Diversos projetos educacionais estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação. No dia 18 de abril, em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, o Cemus XII recebeu a escritora e contadora de histórias Cynara Lenzi Veronezi, que é membro da Academia Salense de Letras, visando proporcionar um momento diferente com as crianças e resgatar a importância da leitura atualmente. Os alunos interagiram com a escritora e com o personagem Zezinho. “A leitura tem o poder de transformar vidas, influenciar atitudes e revolucionar a forma de expressão de um povo. O hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância para que o indivíduo tenha proximidade com o universo da escrita”, destaca a equipe gestora.
No Cemus V a professora Mery Hellen Bellini está desenvolvendo o “Projeto Borboletário”, com todas as turmas do Ensino Fundamental I. O objetivo é conscientizar as crianças sobre a importância dos seres vivos para o meio ambiente. O projeto, que teve início em março, segue sendo desenvolvido de forma interdisciplinar englobando as disciplinas de Ciências da Natureza, Língua Portuguesa e Matemática. No projeto os alunos acompanham o desenvolvimento das lagartas até o processo de metamorfose no qual elas se transformam em borboletas, buscando desenvolver nas crianças curiosidade, cuidado e empatia com os seres vivo e o meio ambiente.
Por fim, a creche do Marília recebeu uma pintura artística para tornar a escola mais bonita e atrativa. A pintura decorativa, obra do artista Rafael Furlan, destaca as crianças e cores vivas. A pintura foi possível graças à emenda impositiva do vereador Gideon Tavares (Podemos). “A pintura divertida, inclusiva e encantadora agradou toda a comunidade, dando um toque especial e mais agradável à escola”, enfatiza a diretora do Cemus III, Cristiane Matos.