Cidades

Interligadas

Em Itu, decreto autoriza entrada forçada em residências de profissionais de combate à dengue

O prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (Progressistas), publicou um decreto nesta semana autorizando a entrada forçada nos domicílios por agentes da Vigilância Sanitária na execução dos trabalhos de combate à dengue, chikungunya e zika.
Em caso de ausência do morador, os agentes podem solicitar um técnico habilitado em abertura de portas, que deverá recolocar as fechaduras após realizada a ação de vigilância sanitária epidemiológica. E, em caso de recusa dos moradores, os agentes podem solicitar o uso da Guarda Civil Municipal e até mesmo requisitar a Polícia Militar para se fazer cumprir o decreto. Aqueles que, mesmo diante das forças policiais, se recusarem ou impedirem o acesso ao imóvel, poderão responder administrativa ou penalmente.
A medida foi adotada em virtude da disseminação dos casos de infecções por dengue na cidade. De 1º de janeiro a 6 de fevereiro, foram 838 casos de dengue registrados em Itu, 803 a mais do que no mesmo período de 2023, quando apenas 11 casos haviam sido confirmados.
Durante o mês de janeiro, a equipe de Controle de Vetores realizou mais de 15 mil vistorias em imóveis e emitiu 42 autuações. Foram encontrados mais de 300 criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypti.

COMPARTILHE