Mais uma dívida que pode se acumular aos cofres públicos. Após a CPFL tornar público a inadimplência de Prefeitura e Saae, agora é a vez da empresa Gota Limpa Facility Service, responsável pela limpeza e manutenção das unidades escolares, cobrar um reajuste no contrato de forma retroativa, além de um aditamento contratual e o pagamento de insalubridade aos trabalhadores. O ofício com as solicitações foi encaminhado à Câmara de Vereadores de Salto.
No documento, a empresa responsável pelo serviço desde 2019, após vencer o processo licitatório, informou que notificou a Prefeitura de Salto em dez ocasiões entre 2021 e 2024. Contudo, diante da “escassez de resposta”, a empresa afirmou que poderá recorrer às vias judiciais.
Uma das principais reclamações é a defasagem do contrato. A empresa enxerga que a diferença entre o atual contrato e o valor estimado do serviço é de mais de R$ 1 milhão. A divergência decorre da diferença entre as medidas das unidades escolares que estariam defasadas e isso teria causado sobrecarga nos funcionários.
A empresa ainda questiona um novo processo licitatório que foi publicado pela Prefeitura de Salto com valor de mais de 300% maior que o contrato atual, o que representa uma diferença de R$ 4,4 milhões por ano.
A Secretaria da Educação informou que a empresa não tem direito a qualquer reajuste retroativo ou pagamento extra nos termos das licitações que resultou em sua contratação.