Uma das principais indústrias de embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani Papel e Embalagem S.A., com unidade em Indaiatuba, conquistou dois reconhecimentos nacionais, em cerimônias realizadas em junho. Um dos destaques foi por ações inclusivas voltadas à presença de profissionais de grupos minoritários em seus quadros, foco do Prêmio Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão 2024. Já o reconhecimento como Melhores para o Brasil ocorreu a partir da escuta dos públicos de relacionamento da Irani, destacando seu compromisso contínuo com práticas sustentáveis e a excelência nas relações com seus stakeholders.
O Prêmio Ethos é promovido pelo Instituto Ethos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade, da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do Movimento Mulher 360, da Rede Empresarial de Inclusão Social e da Época Negócios, da Editora Globo.
Com 12 itens de avaliação e com o processo realizado por meio da plataforma dos Indicadores Ethos, a Pesquisa Ethos/Época de Inclusão reconhece as empresas mais inclusivas do país, com destaque também para ganhadoras de cada área da diversidade: mulheres, LGBTI+, pessoas com deficiência, étnico-racial e geracional. A edição da pesquisa contou, neste ano, com a participação de 199 empresas.
“Ter um time formado por pessoas diversas é fundamental para a empresa alcançar bons resultados e chegar a soluções diferenciadas. Mas para que uma empresa seja realmente inclusiva não basta contratá-las, mas promover ações constantes, estimular seu crescimento profissional e permitir que tenham no seu dia a dia respeito e igualdade de condições”, destaca o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Alves de Oliveira.
Os destaques que levaram a Irani a se sobressair no Prêmio Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão incluem projetos como o Gera Acessibilidade e o Gera Diversidade, que promovem a contratação e indicações de minorias para vagas abertas na empresa feitas pelos próprios colaboradores – além de um atento olhar para temas como acessibilidade e respeito. Rotineiramente a Irani também reforça internamente a necessidade de acolhimento e valorização da diversidade como um forte ativo da companhia, o que também a qualificou para o prêmio.
Já a Premiação Melhores para o Brasil 2024, promovida pela Humanizadas – empresa de inteligência de dados para negócios e investimentos sustentáveis – e pelo MIT Sloan (School of Management), reconheceu a Irani como destaque na categoria Empresa de Grande Porte nas dimensões: Compromisso Socioambiental, Engajamento dos Colaboradores e Engajamento dos Clientes, conforme cerimônia realizada no último dia 19 de junho. A pesquisa feita para apontar as vencedoras do prêmio destaca, entre 1,2 mil empresas, aquelas que pelas práticas mais avançadas de gestão voltado a questões ambientais, sociais e de boa governança, colaboram para o desenvolvimento do País.
“Para a Humanizadas, esse reconhecimento não apenas celebra as conquistas obtidas no período e o comprometimento de todos os seus colaboradores e lideranças, mas também busca incentivar a organização a continuar sua jornada de desenvolvimento sustentável contínuo, mantendo os mais altos padrões de excelência na relação com seus clientes, colaboradores, fornecedores, meio ambiente e sociedade”, afirma Pedro Ernesto Pereira Paro, Fundador e CEO da Humanizadas.
Pela segunda vez, a Irani foi reconhecida como uma das empresas de alto nível de qualidade nas relações com seus múltiplos stakeholders. A partir das respostas de 1 mil pessoas a Irani obteve rating A, que representa um estágio de maturidade acima do mercado, com relações saudáveis e o aprimoramento constante da geração de valor aos públicos de relacionamento da companhia.
“Esse reconhecimento é importante porque a pesquisa indica a percepção de diversos públicos com os quais a empresa se relaciona e a qualidade dessas relações. O levantamento contribui diretamente para identificarmos o nível da nossa gestão, a nossa cultura organizacional e a reputação da nossa marca”, acrescenta Oliveira.
O executivo afirma que a classificação no rating A é reflexo das ações desenvolvidas pela Irani, como a execução do plano estratégico do ciclo 2021-2030, o avanço nos compromissos ESG, o ciclo de investimentos no desenvolvimento de pessoas e na modernização e expansão dos negócios da Plataforma Gaia, além dos impactos positivos nas comunidades do entorno das unidades.