O programa Selo Social 2024, uma iniciativa que reconhece projetos de impacto social com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, foi lançado em Salto na quarta-feira (22). Podem participar, gratuitamente, empresas, organizações do terceiro setor e órgãos públicos. Os interessados devem fazer a inscrição em www.selosocial.org e as vagas são limitadas.
A cerimônia de lançamento foi realizada na Sala Paulo Freire, na presença de autoridades e representantes da sociedade Civil.
Para a realização do projeto na cidade, pelo menos três empresas já demonstraram apoio, patrocinando a iniciativa: Kanjiko, Grupo Base e Rede Salesiana Brasil (patrocinadora nacional), além de articulação da Escola Humanidade, conhecida como Guardinha.
O Instituto Selo Social promove um programa de desenvolvimento local, com o mesmo nome, que mobiliza e integra empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil; treina e qualifica lideranças dos três setores para o desenvolvimento de projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; reconhece e valoriza os resultados obtidos por meio de impactos sociais realizados e promove e divulga organizações que demonstram compromisso social local. Na sua trajetória já reconheceu mais de 12 mil impactos sociais em quatro estados brasileiros e no Distrito Federal.
As formações do Selo Social são realizadas ao longo de um ano. Para chegarem até o final do processo de certificação, os participantes precisaram atender a diversos critérios, que vão desde a presença nos encontros até a demonstração de impactos internos e externos dos projetos, dentre outras exigências.