Cidades

Interligadas

Engraxate esperto

Todas as manhãs, o CEO (pessoa que ocupa o cargo mais alto de uma empresa) de um banco internacional, situado à Avenida Paulista, vai até a esquina onde um engraxate tem seu ponto.
Ele se senta na poltrona e lê o The Wall Street Journal, enquanto o engraxate dá brilho nos seus sapatos deixando com aparência de novos.
Certa manhã, o engraxate perguntou ao CEO:

O que você acha da situação do mercado de ações?
O executivo perguntou de volta a ele com arrogância:

Por que você está tão interessado nesse assunto?

Tenho um milhão de dólares em seu banco, diz o engraxate, e estou pensando em investir parte do meu dinheiro no mercado de capitais.

Qual o seu nome?, perguntou o CEO.

José da Silva.
O executivo chegou no banco e perguntou para o seu gerente:

Temos um cliente chamado José da Silva?

Certamente, respondeu o seu gerente. Ele é muito estimado. Ele tem um milhão de dólares em sua conta!!!
O CEO saiu, se aproximou do engraxate e disse: Seu José, peço que na próxima segunda-feira seja convidado de honra de nossa reunião de diretoria e nos conte um pouco da sua história de vida. Tenho certeza de que teremos muito o que aprender com o senhor.
Na reunião do conselho, o Diretor Executivo o apresentou aos membros do conselho:Todos nós conhecemos o Sr. José da Silva, que faz nossos sapatos brilharem.
O CEO reforçou:José da Silva também é o nosso estimado cliente, com um milhão de dólares em sua conta. Eu o convidei para nos contar a história de sua vida. Tenho certeza de que poderemos aprender com ele. Seu José da Silva começou sua história:Sai do interior da Paraíba há 50 anos e fui em busca de um sonho: trabalhar e morar em São Paulo.
Ao olhar atento de todos, continuou:

Cheguei em São Paulo exausto, com fome e cansado. Achei na calçada uma nota de 50 cruzeiros, comprei comida e alguns pincéis, graxa de sapatos, escovas e comecei a engraxar sapatos. Depois de um tempo, comprei novos pincéis, graxas de vários tons e consegui aumentar a minha clientela.
A atenção permanecia imóvel.

Comprei um ponto novo bem mais movimentado, coloquei uma poltrona pra dar mais conforto aos meus clientes.
E todos o olhavam com interesse.

Finalmente, há três meses, a minha irmã, que foi prostituta em Chicago, faleceu e me deixou de herança um milhão de dólares.
O CEO e vocês achando que o José da Silva conseguiu essa fortuna engraxando sapatos, né? Vai atrás disso… Rsrsrs

COMPARTILHE