Cidades

Interligadas

Enxame de “abelha assassina” é retirado de área no Bom Retiro

A Defesa Civil de Salto retirou nessa semana um enxame de abelhas em uma área no Jardim Bom Retiro. O enxame era da espécie abelha africanizada, conhecida popularmente como “abelha assassina”, que possui comportamento mais defensivo e reage rapidamente a perturbações.

A ação contou com o apoio de um apicultor especializado, que realizou a retirada utilizando equipamentos adequados, garantindo a proteção da equipe e da população.

As abelhas assassinassão resultado do cruzamento entre abelhas africanas da espécie Apis mellifera scutellata e abelhas europeias, ocorrido no Brasil na década de 1950. Elas não são mais venenosas do que as abelhas comuns, mas ficaram famosas por seu comportamento. Além da ação de defesa, elas podem perseguir possíveis agressores por longas distâncias e atacam em grande número, o que pode causar acidentes graves, especialmente em pessoas alérgicas ou animais. Por outro lado, desempenham um papel fundamental na polinização e também são importantes na produção de mel.

A Prefeitura de Salto informou que, em caso de enxames ou colmeias dessas abelhas com ferrão em áreas urbanas, a recomendação é não se aproximar e não tentar remover. Nesses casos, acione a Defesa Civil através do telefone (11) 4602-4880 ou 199.

COMPARTILHE