Cidades

Interligadas

Escolha de conselheiras tutelares atraiu votos de 2.016 eleitores

Com votos de 2.016 eleitores, o preenchimento das cinco vagas de conselheiras tutelares de Salto contou com três reeleições e duas novas escolhas no domingo (1º). Foram reeleitas as conselheiras Vanusa Sousa, com 321 votos; Edileusa do Espírito Santo, com 198 votos; e Viviane Vieira, com 184 votos; e eleitas Léa Ribeiro, com 267 votos; e Daiana Arruda, com 197 votos.
A eleição ocorreu entre 8h e 17h nas escolas Externato Sagrada Família e Cemus IV. Além dos votantes nas 11 candidatas que disputaram o pleito neste ano, houve sete votos nulos e dois votos em branco. Não houve incidentes durante a votação.
Segundo a Prefeitura de Salto, a quem o Conselho Tutelar é ligado, o número de eleitores é sempre proporcional ao número de candidatos. “Considerando que neste processo de escolha o número de candidatas foi pequeno, apenas 11, compreende-se que o número de eleitores está na média”, explicou em nota.
Dentre as funções das conselheiras tutelares está atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, solicitar tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico para essas crianças e adolescentes, além de incluí-los, quando necessário, em programas de orientação e tratamento a alcoólatras, dependentes químicos, entre outros. A nomeação e a posse das conselheiras tutelares eleitas e reeleitas será em 10 de janeiro de 2024.

COMPARTILHE