O jornalista e escritor saltense Oséas Singh Jr. foi pré-selecionado como um dos indicados ao Prix du Roman de l’Année, prestigiado prêmio literário francês com mais de 100 anos promovido pela Academia Francesa e que premia o autor do melhor romance.
Oseás é o primeiro autor brasileiro selecionado para o prêmio com a obra “Le refuge des héros fatigués”, lançado originalmente no Brasil como “Estância dos Heróis Combalidos”. A obra foi publicada em francês pela editora digital FoxTablet, também de Salto.
A história se destaca por sua narrativa tragicômica e originalidade: o narrador é o próprio coreto da praça central da fictícia Amada dos Anjos, uma cidade turística arrasada por uma endemia alcoólica. “Inspirei-me no coreto da cidade de Salto para escrever o livro, onde a população de rua se abrigava”, contou o autor.
Na tentativa de salvar o turismo local, autoridades decidem transformar moradores de rua em super-heróis fantasiados. Mas, quando esses “heróis combalidos” resolvem assumir o controle de seus destinos, a história mergulha numa sátira profunda sobre a condição humana.
Votação popular
O prêmio ocorre em duas etapas. Na primeira, dezenas de clubes de leitura francófonos selecionam cinco romances inéditos publicados ao longo do ano. Na segunda etapa, o público pode participar votando através do site. A votação começa em 30 de outubro e segue até 15 de janeiro de 2026, com o vencedor anunciado em 20 de janeiro.