Depois de um ano de 2025 em que colocou a casa em ordem, o prefeito Geraldo Garcia (PP) projeta um 2026 bem diferente. Financeiramente ainda há problemas, porém, com o apoio de emendas parlamentares e recursos dos governos Federal e Estadual, a expectativa é de Salto tenha um ano de otimismo.
O primeiro objetivo é a entrega da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pedra Branca. A expectativa é de que a obra seja concluída até meados de 2026. A ETA Pedra Branca irá aumentar a quantidade de água potável disponível para o abastecimento da população saltense com uma vazão de 100 litros por segundo.
Além disso, outras obras deverão apresentar um grande avanço no próximo ano. “Falamos muito da (ETA) Pedra Branca e da (ETA) Jundiaí, mas temos um projeto para o João Jabour, através do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Quero tirar a ETA lá de baixo e fazer uma grande barragem; e colocaríamos a nova estação na parte mais alta”, disse.
O ano, porém, deve começar com uma “grande notícia” na geração de novos empregos. “Estou surpreso com o número de empresários que estão vindo, fazendo consultas, os quais estamos dando muita atenção. Só não estamos tornando público. Mas, aguardem que teremos grandes notícias para o começo do ano”, afirmou.
Além das novas empresas, Geraldo valorizou as ampliações das empresas já existentes, que estão elevando a autoestima do saltense. O chefe do Executivo ainda prometeu avanços em relação ao trânsito, a busca intensa por recursos para a conclusão da barragem do Piraí e as negociações para a construção de um novo Fórum. O que é certo é a reforma da Sala Palma de Ouro.
Através de emendas parlamentares, uma grande reforma deve garantir acessibilidade e conforto aos visitantes. “Pretendo fazer uma reforma no teatro no ano que vem. Mas uma reforma de verdade, não o que foi feito e deixou muito a desejar. Estamos para receber uma emenda de R$ 1 milhão. Nós falamos muito de acessibilidade, mas no palco eu sequer tenho acessibilidade”, completou.