Há muito tempo meus passeios preferidos são para participar de eventos literários.
De escritores afamados aos pouco conhecidos, os amigos de perto e de longe.
Quem escreve, só pelo interesse que demonstra ao fazê-lo já é capaz de me encantar. Só e apenas por escrever. Quem escreve bem, entra para minha lista de seletos reconhecidos.
Quando ocorre algum lançamento ou noite de autógrafos perto de mim, sobre o qual não fiquei sabendo, fico muito triste por não ter tido a chance de estar presente. Claro que existem aqueles dos quais, por algum motivo, sou impedida de comparecer e então é só a tristeza mesmo que fica comigo, por não poder prestigiar.
Ontem estive, mais uma vez, perto de gente que lê, escreve e é tão feliz quanto eu, vivendo em meio as letras e palavras escritas.
Esses encontros são momentos de colocar em palavras faladas, toda a satisfação pela alegria do encontro de escritores e seus leitores.
Conversar rapidamente com o autor, pois sabe-se que naquela noite ele é mais solicitado que todas as outras de sua vida; todos querem o seu autógrafo, sua atenção, um abraço, uma foto registrando o acontecimento.
Nesses encontros, nos minutos sozinha, gosto de observar o momento especial do encontro entre as duas pontas dos livros.
Como é gratificante esse observar, como é bom perceber a alegria de quem se deu ao trabalho (e que trabalho magnífico este) de colocar palavras em páginas que se unem e formam os livros.
Gostaria tanto que todos gostassem de ler e pudessem viajar, como viajo desde os 7 anos de idade entre as tantas possibilidades de saber e aprender dentro de cada livro que passa por nossas mãos e olhos. Claro que sei que gosto e nariz, como se costuma dizer, cada um tem o seu, mas pretendo manter este desejo eternamente, pois, se todos lessem muito, descobririam mundos que só estão disponíveis a leitores.
E hoje, estou aqui para agradecer cada escritor que conheci em minha vida, pelo prazer sublime que sinto, ao ler. A cada amigo escritor, desejo que suas palavras se transformem em crônicas, contos, poesia e romances dos quais eu, com todo o louvor do mundo, lerei, e mais uma vez serei feliz.
Obrigada, principalmente por quando eles se transformam em livros.