Dois ex-alunos do Cemus VIII, no Jardim Nova Era, ambos de 15 anos, e um jovem de 18, invadiram a unidade escolar na tarde de domingo (21) e danificaram objetos do local. A ação foi flagrada pelas câmeras de monitoramento da escola e registraram os três suspeitos pulando o muro da escola e o jovem de 18 anos arremessando um extintor de incêndio na câmera do pátio e outra em direção à janela da secretaria.
Um dos adolescentes de 15 anos arremessou outro objeto na câmera da entrada principal da escola. Após a ação, os três deixaram o local.
Ao chegar no Cemus VIII na manhã de segunda-feira (22) a diretora da escola se deparou com as câmeras danificadas, uma pendurada no local e outra jogada no container de lixo em frente à escola. Além disso, os extintores de incêndio estavam amassados e jogados pelo pátio, havia danos no dispenser de álcool em gel e um buraco no forro do pátio.
A Guarda Civil Municipal foi acionada e apresentou as imagens das câmeras de segurança à diretora, que reconheceu os dois adolescentes como ex-alunos da escola. Os adolescentes e o jovem foram identificados e compareceram à Delegacia de Polícia de Salto, estando os menores acompanhados de seus responsáveis. Os três ficaram em silêncio durante o registro dos fatos.