Ex-secretário de Saúde denuncia que Salto perdeu ‘centenas’ de vacinas entre 2018 e 2019

Em sua primeira sessão ordinária desde que voltou ao cargo de vereador, o ex-secretário de Saúde Márcio Conrado (Podemos) decidiu expor uma situação crítica da Saúde municipal que disse ter encontrado quando assumiu o cargo em 2021. Apesar das audiências públicas no período, o hoje só vereador afirmou que preferiu “segurar” algumas informações que obteve quando estava como chefe da pasta para divulgar agora, entre elas, a de que Salto perdeu uma grande quantidade de vacinas por falta de estrutura.
“Não sei se ficaram sabendo, mas Salto perdeu centenas de vacinas entre os anos de 2018 e 2019. Perdeu tudo. E perdeu porque não tinha estrutura de trabalho. O gerador não tinha manutenção e não funcionava. Alguém sabia dessa informação? Eu sabia faz tempo, mas esperei vir até essa Casa para falar enquanto vereador”, disse.
O problema, segundo o vereador, foi resolvido no final de 2021, logo após ter assumido e dado continuidade a um projeto que iniciou com o secretário anterior. “Quando cheguei não tinha praticamente nem onde guardar as vacinas. Assim que assumi concluímos a compra das câmaras de vacina e mudamos o local de vacinação, saindo de uma cidade que vacinava pouco para uma das cidades que mais vacinou dentre suas vizinhas”, afirmou.
O vereador ressaltou o trabalho desenvolvido, sobretudo no que envolve a vacinação, colocando Salto com os mais altos índices de cobertura vacinal da região, não apenas de Covid, mas também outras doenças, como a Influenza.