A Bravo Cultural, em parceria com a TC Eventos, realiza entre sexta (26) e quarta-feira (1°) o Festival da Empada Frita, bem cultural saltense. O evento será realizado no Pavilhão das Artes e, além da venda das empadas fritas, terá também diversas opções gastronômicas, como salgados, sanduíches de pernil, linguiça caipira, torresmo de rolo, chopp artesanal, entre outros. Nesta sexta-feira (26) o evento acontecerá das 17h às 23h; no sábado (27) e domingo (28), das 12h às 23h; segunda (29) e terça-feira (30) das 17h às 23h; e na quarta-feira (1°), feriado do Dia do Trabalhador, das 12h às 23h.
O festival contará também com brinquedos infláveis e eletrônicos para as crianças, além de uma grande praça de alimentação. Durante os seis dias de evento, 12 atrações musicais se apresentarão, entre elas: Molina’s Credence Brasil (Tributo ao Credence Clearwatter Revival), Curupira Groove, Calango Brabo, Moutonnée Rock e Mamonas Assassinas Cover Brasil.
A empada frita foi declarada um bem cultural imaterial. A data de sua origem permanece incerta. O que se sabe é que uma das mais conhecidas precursoras no seu preparo foi Diamantina Andriolli, mais conhecida como Dona Nena.
Pesquisas indicam que na década de 1940, as empadeiras preparavam esses quitutes, muito apreciados na época, que eram então vendidos nas ruas da cidade por meninos que as levavam ainda quentes em cestos de vime cobertos por guardanapos de tecido. Por se tratar de uma tradição culinária tipicamente saltense, a receita foi passando de geração em geração, utilizando basicamente os mesmos ingredientes.