Fiscalização do Crea encontra irregularidades em 32 empresas da região

Em 2023, a região de Sorocaba registrou mais de 20 mil acidentes de trabalho e 55 mortes por conta da falta de segurança em muitas ações cotidianas no ambiente de trabalho, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

Diante desse cenário, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, o Crea, e a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba realizaram, no dia 12 de abril, uma fiscalização em empresas das cidades de Sorocaba, Itu e Salto.

A força-tarefa contou com a participação de 18 fiscais e realizou 253 diligências, sendo 146 em empreendimentos da construção civil e 107 em indústrias e empresas, constando irregularidades em 32 delas. São empresas tanto da área da construção civil quanto prestadoras de serviços na área da segurança do trabalho. Nesta operação, a fiscalização se atentou a questões de segurança do trabalho nas obras.

De acordo com o chefe de equipe de fiscalização do Crea, André Agunzi, em contato com a reportagem do PRIMEIRAFEIRA, as principais irregularidades foram empresas de engenharia atuando sem o devido registro no conselho, não indicando um profissional para responder pelas atividades técnicas da empresa. “Em alguns casos, a medida foi a autuação. Não tem como, por exemplo, uma construtora atuando de forma irregular”, explicou.