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Gestor do Trem Republicano prepara várias novidades para os próximos meses

Prestes a completar três anos desde o início das operações, o Trem Republicano, que liga Salto e Itu com uma viagem turística e histórica, atingiu a marca de 20 mil passageiros transportados, sendo que mais de 5 mil passageiros apenas nos últimos 14 meses.
A pandemia fez com que esse número demorasse a ser alcançado. O proprietário da Serra Verde Express, Adonai Arruda, que administra o serviço, acredita que o ano de 2023 seja responsável por alavancar efetivamente o sucesso do trem agora que a pandemia passou. “Infelizmente iniciamos o trem em 2020 (em meio à pandemia) e em 2021 realizamos apenas 62 das 631 viagens previstas, ainda assim, com apenas 50% da taxa de ocupação. Em 2022 operamos mais próximos da normalidade e agora, em 2023, é que realmente estamos colocando a cabeça para fora”, destacou.
Para viabilizar a estrutura do trem, além dos passeios turísticos, a equipe da Serra Verde aposta em uma série de ações e novidades para os próximos meses. Duas já ocorreram e alcançaram sucesso. Em abril, o Trem Republicano realizou a primeira edição do Beer Train, na qual o passeio entre as duas cidades foi feito com um roteiro regado a cervejas artesanais e harmonizações. Em junho, um passeio noturno foi feito para celebrar o Dia dos Namorados, que também reuniu um bom público. Além disso, as estações de Salto e Itu receberam a mostra de modelismo ferroviário, que reuniu mais de 6 mil pessoas no final de junho. Sem contar os eventos privados que começaram a ser realizados nos vagões do Trem Republicano.
E em breve, o serviço poderá contar com uma nova atração inspirada no Expresso Bruxo, lançado nos trens da Serra Verde Express de Curitiba (PR). O Expresso Bruxo mistura teatro, suspense e atividades direcionadas para crianças e fãs do universo mágico. “Dentro de 60 a 90 dias deveremos iniciar essa atração, viabilizada através da Lei Rouanet. Vamos buscar empresas parceiras para a iniciativa”, explicou o proprietário.
Durante um evento promovido junto à imprensa regional na sexta-feira (21 de julho), Adonai Arruda falou sobre o impacto dos pontos turísticos fechados na economia turística do local onde opera com o trem e foi enfático ao responder que, para todas as situações, a comunicação é essencial. “Não adianta ter um Corcovado, uma Estátua da Liberdade ou uma Torre Eiffel se o restante não está bom. O que temos de vender é se a cidade é limpa, segura, que se alguém passar mal, há um hospital de qualidade para ser atendido”.
Adonai ainda fez questão de ressaltar a importância do turismo para o desenvolvimento não apenas do Trem Republicano, mas também das cidades. “O turismo é a única indústria que propicia igualdade ao microempresário. Quando há um evento, ele movimenta pelo menos outras 50 atividades. Lamentavelmente a conta contábil é simples e burra, mas a conta real não é bem assim. Se uma pessoa vem aqui no Trem Republicano e é bem-recebida e bem-atendida, a primeira coisa que ela fará quando estiver numa roda de amigos é falar sobre a cidade e motivar outras pessoas a virem”, afirmou.

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