O recurso para a construção das unidades básicas de saúde dos bairros Jardim Celani e Parque América está em vias de ser liberado para a Prefeitura de Salto. Serão destinados R$ 10,5 milhões, por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.
Para obter o recurso, a Prefeitura de Salto precisou encaminhar um projeto de lei à Câmara de Vereadores, autorizando a abertura de crédito em favor da Secretaria de Saúde. O projeto está sendo tramitado em regime de urgência, através de comissão mista.
A UBS do Jardim Celani é uma novidade, já que, em abril, a Prefeitura havia anunciado a construção de uma nova unidade no local do Centro de Saúde II, no Centro. Segundo o Executivo, houve problemas na documentação do CSII que não permitiram, neste momento, a construção de uma nova unidade com verbas do Governo Federal. A escolha do Jardim Celani acontece em função da demanda da população local e da falta de unidades de saúde naquela região.
A Prefeitura informou que não desistiu de reformar a unidade e projeta ter a documentação regularizada em breve. “A regularização da documentação será realizada nos próximos meses”.
Além de duas unidades de saúde, Salto foi contemplado para receber uma nova creche e uma escola em tempo integral através do novo PAC. A creche será construída no Jardim das Constelações, com capacidade para 188 alunos por período; enquanto a unidade escolar será construída no Jardim Santa Marta e terá capacidade para 455 alunos.