Detidos ainda trafegavam na contramão de direção da rua Sete de Setembro, na Vila Nova, e também houve apreensão de drogas
A Guarda Civil Municipal prendeu, na manhã do sábado (29), dois estudantes, um de 22 anos e outro de 21, que participaram da 9ª edição da Copa Calomed, competição esportiva universitária que reúne calouros de cinco faculdades de Medicina do Estado. Salto sediou a edição entre os dias 28 de abril e 1º de maio. Os estudantes trafegavam na contramão de direção da rua Sete de Setembro, na Vila Nova, e carregavam mais de 50 caixas de fogos de artifício.
O condutor do veículo, o jovem de 22 anos, alegou ser estudante e que estava participando dos jogos universitários. Segundo ele, os fogos haviam sido adquiridos na cidade de Sumaré (SP), através de um rateio entre um grupo de estudantes, para serem utilizados nas comemorações do evento. O outro estudante, de 21 anos, detido confirmou a versão dada pelo companheiro.
Entretanto, desde 2021, vigora no Estado de São Paulo uma lei sancionada pelo então governador João Dória (PSDB), proibindo a queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido no Estado de São Paulo. A proibição se aplica a recintos fechados, ambientes abertos, áreas públicas e locais privados. Infratores podem ser punidos com multa de 150 vezes o valor da Ufesp (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que em 2023 dá um total de R$ 5.139,00.
Os dois estudantes alegaram não ter o conhecimento da lei, uma vez que seriam comumente utilizados em eventos festivos. Mesmo assim, os fogos foram apreendidos e a autoridade policial tomou ciência do ocorrido. Os jovens foram liberados após prestarem esclarecimentos.
No mesmo dia, porém, à noite, a Guarda Civil Municipal recebeu a denúncia de que estava ocorrendo tráfico de drogas entre estudantes participantes do evento. Segundo a informação, o traficante estaria utilizando um veículo estacionado na Rua Marechal Deodoro, no Centro.
Com as informações, os guardas foram até o local e encontraram o veículo com seis ocupantes. Com três dos investigados foram encontradas porções de drogas. Um dos envolvidos, um médico de 25 anos, portava duas porções de maconha, uma porção de haxixe, um pacote de fumo convencional e um pacote de filtros para cigarros artesanais. Ele disse que participava dos jogos e que os entorpecentes seriam para consumo próprio.
Outro envolvido era um estudante de 26 anos, que portava uma porção de anfetamina, o qual também alegou ser para consumo próprio. A terceira investigada, uma estudante de 24 anos, entregou uma porção de anfetamina, também alegando ser para seu consumo. Com os outros três, nada ilícito foi encontrado.
Todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Salto, onde assinaram um termo circunstanciado. Pela pequena quantidade de entorpecentes que cada um portava, eles foram liberados sem qualquer penalidade. Toda a droga foi apreendida.