O novo Centro Cultural, instalado no prédio em frente à rodoviária teve sua inauguração adiada. A previsão da Secretaria de Cultura da Prefeitura é inaugurar o espaço no mês de março, ainda dentro do período de férias do Conservatório Municipal, entre outros equipamentos culturais.
Em outubro de 2023, à reportagem do Jornal PRIMEIRAFEIRA, o Executivo informou que o local seria entregue entre dezembro e janeiro. Porém, ainda faltam ser concluídas a instalação dos painéis decorativos, internos e externos, além do material de contenção acústica (placas de espuma autoextinguíveis) nas salas de música.
A Secretaria de Cultura, entretanto, informou que a mudança administrativa já está em andamento, inclusive, com o já funcionamento do novo departamento de Artes Plásticas, onde estão sendo feitos os bonecões da Barra. “A inauguração será uma formalidade, após a conclusão dos painéis acima citados”.
Cerca de 260 alunos do Conservatório Municipal deverão estrear as novas instalações. Antes, porém, deverão superar a concorrência do processo seletivo, isso porque foram mais de 2 mil inscritos, mais que o dobro do número de inscritos em 2023. O prazo para inscrições foi encerrado na última sexta-feira (19). A lista dos aprovados será divulgada no dia 21 de fevereiro e o início das aulas está previsto para 4 de março.
O novo Centro Cultural vai abrigar o Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”, o Auditório J. Silvestre, o Espaço de Artes Plásticas Carlos Pousa, além de diversas salas de oficinas culturais e departamentos da Secretaria da Cultura da Prefeitura, em uma obra estimada em R$ 750 mil.
O prédio passou por reformas que envolvem reparos e adaptações no telhado e portas e implantação de divisórias de drywall com tratamento acústico para instrumentos musicais. Também foram feitos reparos na parte elétrica e hidráulica e pintura do local. A nova estrutura conta com mais de 3.300 m², divididos em três andares e podendo receber cerca de 1.800 pessoas. Ele deveria ser inaugurado em outubro de 2023, mas problemas na licitação atrasaram a primeira data informada.