Cidades

Interligadas

Incêndios tomam conta de Salto e região

A quarta-feira (10) foi marcada por diversos focos de incêndio em Salto e região. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuaram no combate às chamas em uma área de vegetação na altura do km 43 da SP-75, em Salto. O fogo se alastrou rapidamente, atingindo uma extensa área de mata e pasto, e só foi controlado após cerca de quatro horas de trabalho intenso.

Enquanto o incêndio consumia a vegetação às margens da rodovia, três residências na “Barra”, Centro de Salto, também foram atingidas por um incêndio. As chamas começaram no interior de uma das casas e se espalharam para os imóveis vizinhos. Felizmente, não houve vítimas.

Outro incidente ocorreu em Itu, onde foi registrado um princípio de incêndio em um vagão de trem que transportava enxofre. Embora também não tenham sido registradas vítimas, a situação exigiu a atuação conjunta dos bombeiros de Sorocaba e Itu, com apoio do SAAE de Salto e da Defesa Civil para o resfriamento do vagão.

Além desses casos, moradores relataram pequenos focos de incêndio em áreas urbanas de Salto e Itu, que foram controlados rapidamente, sem a necessidade de intervenção do Corpo de Bombeiros.

Alerta

A Defesa Civil do Estado emitiu na quarta-feira (10) um alerta severo de baixa umidade relativa do ar, com índices abaixo de 12%, por meio do sistema Cell Broadcast. A mensagem foi direcionada para moradores de 466 municípios paulistas das regiões de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Barretos, Franca, Itapeva, em situação de emergência devido às condições climáticas registradas nesta semana.

O texto do alerta severo informa: “Seu local está com umidade do ar em Emergência! Risco à saúde e de incêndios em vegetação. Beba água e NÃO faça queimada. Válido até as 19h.”

A tecnologia integra a Operação SP Sem Fogo, que reúne esforços estaduais e municipais na prevenção e combate às queimadas durante o período de estiagem.

COMPARTILHE