Cidades

Interligadas

Indaiatuba completa 4 anos e 7 meses sem casos de feminicídio

A Prefeitura de Indaiatuba divulgou neste mês um número que considera importante para a cidade: são 4 anos e 7 meses sem registrar casos de feminicídio. O município criou em 2018 o Programa de Prevenção à Violência contra a Mulher – Caminho das Rosas e, desde então, o número de denúncias e atendimentos têm aumentado, fazendo com que nenhum feminicídio tenha sido registrado nesse período.

A Secretaria de Segurança Pública de Indaiatuba também criou o aplicativo SOS Caminho das Rosas, que funciona como um botão de pânico, basta a vítima acionar que terá um atendimento instantâneo, 24 horas por dia. Ao acionar o aplicativo, um alerta é encaminhado para o Centro de Operações e Inteligência e a viatura mais próxima é acionada para comparecer ao local. Além disso, os guardas recebem os dados do possível agressor e a localização da vítima é reenviada a cada dois minutos.

Atualmente, 359 mulheres possuem o aplicativo ativo e o alerta já foi acionado 73 vezes. Além disso, 790 mulheres em Indaiatuba possuem medidas protetivas cadastradas. Desde a criação do projeto, foram realizadas 3.625 rondas preventivas pela Guarda Civil, que geraram 1.386 atendimentos e 275 flagrantes. A Prefeitura de Indaiatuba também ressaltou que casos de violência contra a mulher podem ser denunciados através dos telefones 153 (Guarda Civil) e 190 (Polícia Militar).

COMPARTILHE