Cidades

Interligadas

Indaiatuba inspira governo do Estado com seu sistema de monitoramento de dados da dengue

Representantes do Governo do Estado estiveram no município para conhecer o modelo com o objetivo de implantar em outras cidades

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde estiveram em Indaiatuba na última semana para conhecer o sistema de monitoramento de dados de combate à dengue da cidade, único sistema integrado de todo Estado de São Paulo. O objetivo dos representantes do governo estadual é replicar a iniciativa em todas as cidades do Estado.
O sistema de monitoramento integrado de dados cruza informações do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde) e do Sisaweb (Sistema de Informação de Vigilância em Saúde, do Governo do Estado de São Paulo), e permite localizar os bairros com mais incidência de casos possíveis de dengue para atingir de forma antecipada esses locais e evitar que a doença acabe se alastrando.
Através desse sistema, a Secretaria de Saúde de Indaiatuba capta ações de controle das autuações de risco para criadouros, registra as notificações e gerencia os mapas, além de aplicar advertências e multas. Em seguida, os dados são repassados para acompanhamento epidemiológico territorial. Por fim, as áreas de risco são mapeadas e gerenciadas pelos órgãos competentes.

COMPARTILHE