O prefeito de Indaiatuba, Dr. Custódio Tavares (MDB), apresentou na quarta-feira (14) o Programa Municipal de Mobilidade Urbana (Promob), um programa que reúne 15 ações estratégicas da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, com foco na modernização institucional, qualificação do transporte coletivo, uso de tecnologia, segurança viária, mobilidade ativa e educação para o trânsito.
Entre as ações, estão a criação do Centro Integrado de Mobilidade (Cimob), que permitirá a Prefeitura a acompanhar o trânsito em tempo real, utilizando tecnologia e planejamento para decisões mais rápidas e eficientes; instalação de semáforos inteligentes, que será implantada pela primeira vez no Brasil, melhorando o fluxo de veículos e a organização do trânsito; e um estudo para intervenções viárias em pontos estratégicos da cidade.
Também estão previstas melhorias no transporte público municipal com a criação de quatro novas linhas de ônibus e a reorganização das linhas existentes; estudos para a ampliação e a melhoria dos horários do transporte coletivo; possibilidade de tarifa zero aos domingos; e implantação de novos abrigos, modernos e padronizados.
O plano de mobilidade conta ainda com revitalização e modernização da malha cicloviária, com semáforos exclusivos para ciclistas, além da repaginação do programa EcoBike. Programas de educação no trânsito e a criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana também fazem parte da proposta.