Cidades

Interligadas

Instituto Zoom inaugura prédio da Escola Aproximar com expectativa de atender 250 crianças autistas

O novo prédio da Escola Aproximar, que atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, foi inaugurado na manhã de terça-feira (20). Ele conta com amplo espaço com salas de aula e de linguagem e tecnologia, biblioteca, espaço criativo, além de uma clínica com salas para atendimentos médicos, como fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais.
A escola funcionava até então no mesmo local do Instituto Zoom, que se localiza no prédio atrás da nova unidade e, a partir dessa inauguração, passa a ter o seu próprio espaço. A diretora do Instituto Zoom e Escola Aproximar, Adriana Fátima de Sala, agradeceu ao senhor Rene Dalla Vecchia, assim como sua esposa Cintia e sua família pelo investimento na compra do terreno e construção da escola. “Em 2021, o Rene e a Cintia fizeram uma visita no Instituto Zoom e contei a eles que queria uma escola especializada em autismo e que queria esse terreno que hoje abriga a escola, que é vizinho do Instituto Zoom. E eles chegaram contando que o terreno já havia sido comprado e que seria a escola que eu tanto queria”, relembrou, emocionada.
“Estávamos só dando uma volta na cidade e vimos o terreno e o Rene comentou que daria uma escola aqui porque o Zoom já era aqui também e concordei com ele. Quando falamos com o antigo proprietário já estava vendido, mas Deus falou no meu coração que aqui seria a Escola Aproximar e deu tudo certo. Desejo do fundo do meu coração que todas as pessoas assistidas aqui sejam felizes e tenham dignidade”, contou Cintia Dalla Vecchia.
Durante a inauguração, Rene Dalla Vecchia contou que um caso de autismo na família ajudou que eles criassem a escola. “Temos um sobrinho com autismo e acompanhamos toda a dificuldade que a família passou para encontrar uma escola para ele estudar, porque não tinha e aquilo ficou na nossa cabeça, que um dia faríamos alguma coisa para ajudar muita gente”, destacou.
Em 2019, a Escola Aproximar foi reconhecida como uma escola especial para autistas e hoje possui um convênio com o Estado, porque, segundo a diretora, o Estado viu que realmente existem casos que precisam de um atendimento diferenciado. Além disso, Adriana de Fátima Sala ressaltou que não conhece nenhuma outra escola que seja especializada somente em atendimento para autistas. “Muitas cidades vêm para conhecer nosso trabalho e levar para elas e isso é uma honra e um orgulho para nós”, destacou a diretora.
Em conversa com a reportagem do PRIMEIRAFEIRA, a diretora Adriana Fátima de Sala contou que o Instituto Zoom atende hoje 250 crianças e eles pretendem atender mais cerca de 250 crianças na Escola Aproximar, que é um trabalho diferente, já que as crianças que são assistidas pelo Zoom estudam em alguma escola e vão para o instituto no contraturno realizarem um trabalho clínico educativo. Ao todo, são 15 profissionais entre professores e auxiliares trabalhando na escola, que é um grande ganho para a comunidade, segundo a diretora.
“Acredito que os autistas fazem a diferença nesse mundo em que vivemos hoje de guerras e de muitas tristezas, então precisamos muito cuidar dessas pessoas, porque são pessoas simples, sensíveis, ingênuas e não pensam no depois, pensam no agora, então acredito que eles farão a diferença. Na nossa cidade com essa escola, imagino quantas crianças sairão daqui e farão diferença não só aqui em Salto, mas no mundo”, destacou a diretora.

COMPARTILHE