Cidades

Interligadas

Ituano de nove anos se destaca no tiro com arco

O ituano Arthur Padovan, de nove anos, começou a praticar tiro com arco após ver seu pai, Ricardo Padovan, praticar o esporte e desde então vem se destacando na modalidade. No início do mês de agosto, Arthur sagrou-se campeão mundial de tiro com arco no World Field Archery Championship 2024.

Arthur Padovan e seu pai, Ricardo, concederam entrevista ao PRIMEIRAFEIRA e contaram sobre a rotina de treinos de Arthur, assim como foi o início dele no esporte.

Confira a entrevista na íntegra:

Como o Arthur se interessou e iniciou no tiro com arco?

Ricardo Padovan: O Arthur começou a mostrar interesse pelo tiro com arco após me ver praticar o esporte. Eu treinava em casa e logo ele começou a demonstrar interesse. O primeiro contato do Arthur com o esporte foi em 21 de outubro de 2021, quando ele tinha seis anos de idade, e depois disso nunca mais parou.

Como é o dia a dia dos treinos?

Ricardo Padovan: Em períodos que não tem competição o Arthur treina aos finais de semana e quando tem competições importantes aumentamos os dias de treino, treinando durante a semana também. Os treinos são em alvos redondos e treinamos desde postura, posicionamento, puxadas do arco, mira, e o tiro completo. Gostamos de brincar de atirar em objetos como, por exemplo, em bexigas com talco e garrafa de plástico. Nós treinamos na minha casa, em Itu, e eventualmente na Associação Piracicabana de Tiro com Arco sob a orientação do instrutor Rogério Facin.

Como foi a conquista do World Field Archery Championship 2024?

Arthur Padovan: A conquista foi ótima, tinham 300 arqueiros disputando o mundial. Foi legal ganhar esse título, conquistei o respeito de muita gente, fiz muitos amigos e tive uma grande visibilidade. Era meu sonho conquistar o mundial, pois era um dos títulos importantes que me faltavam. A prova foi muito legal, fiz uma pontuação bem alta, atirei bem, foi uma prova longa, em que a temperatura estava muito baixa, em torno de 7⁰C. Eu tinha que acordar muito cedo, por volta de 5hrs e a prova tinha início por volta de 9hrs e terminava umas 16hrs. Eu tinha que carregar todo o equipamento, mochila com alimentos e suplementos, e ao fim do dia percorria cerca de 12km.

Quais outros títulos você já conquistou?

Ricardo Padovan: O Arthur já conquistou vários títulos, entre eles o mais recente que foi quando o Arthur sagrou-se campeão mundial Field 2024 no início deste mês, em Foz do Iguaçi (PR). Ele já conquistou também o Campeonato Brasileiro Bowhunter 2023 e o Campeão Sul-Americano 2022. Além desses, ele já foi campeão do Circuito TAP, da Copa Apaf e da Liga dos Titãs.

Arthur, o que você mais gosta no tiro com arco?

Arthur Padovan: O que eu mais gosto no esporte é fazer amigos que também atiram de arco e flecha e conquistar vários títulos.

Como é para você Ricardo, como pai, ver o seu filho tão novo já conquistando campeonatos e se destacando no esporte?

Ricardo Padovan: Eu tenho muito orgulho do Arthur. Ele é um garoto fora da curva, muito disciplinado, focado, sabe o que quer, corre atrás dos seus objetivos e não desiste nunca. Dar condições dele correr atrás dos seus sonhos é muito prazeroso, e não falo somente de vitória no esporte, ele tem tudo para ser um vencedor na vida, está sabendo colher todo aprendizado e a bagagem que o esporte traz ao jovem. Desejo que ele conquiste tudo que deseja!

COMPARTILHE