Cidades

Interligadas

Janeiro Branco – Cuidados com a Saúde Mental

Janeiro Branco é o mês da promoção da Saúde Mental. O seu objetivo é chamar a atenção das pessoas, instituições, sociedades e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental. Trata-se de uma campanha que teve início no Brasil em 2014 em Uberlândia (MG) por um grupo de psicólogos e profissionais da área da saúde.

E por que Janeiro Branco? Janeiro é o primeiro mês do ano e inspira as pessoas a refletir sobre sua vida, suas relações, propósito de vida e construção dos objetivos para alcançar durante todo o ano. Janeiro é uma espécie de portal de fechamento e abertura de ciclos na vida de todos nós. E a cor branca foi escolhida por representar de maneira simbólica folhas ou telas em branco, sobre as quais podemos projetar, escrever, colorir ou desenhar nossas expectativas para o novo ano que se inicia, bem como, mudanças que queremos concretizar.

A campanha Janeiro Branco em 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio” a fim de trazer reflexão e renovação de pensamentos e ações para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, prevenindo doenças decorrentes do estresse, transtornos mentais mais comuns como ansiedade, depressão e pânico.

É importante dialogar e refletir sobre saúde mental para que todos tenham conhecimento da dimensão e gravidade que pode ser a ausência de cuidados com a saúde mental. Falar sobre esse assunto contribui para o tema ter visibilidade e potencializar o acolhimento e cuidado por parte dos gestores, profissionais de saúde, rede de apoio, família, amigos e comunidade ao qual estamos inseridos em nosso cotidiano.

Alguns sinais de alerta para a saúde mental, são: insônia ou sono irregular, comportamento autodepreciativo, alterações no apetite, mudanças repentinas de humor, como tristeza e irritabilidade, perda de interesse por atividades que antes apreciava, dificuldade em cumprir as obrigações de rotina, perda da concentração e raciocínio lento.

Algumas dicas valiosas para manter a saúde mental em dia: prática de exercícios físicos, alimentação saudável e equilibrada, qualidade do sono, prática e hobbies terapêuticos, condições sociais dignas de existência, qualidade de vida, contato com a natureza, lazer, vínculos sociais profundos e saudáveis, autoconhecimento, abertura a novos conhecimentos, espiritualidade saudável, autonomia mental, sentidos próprios de vida, se valorizar, ter pensamentos otimistas e praticar a gratidão diariamente.

É muito importante que as pessoas que apresentam e percebam os sintomas, não esperem por melhora sem a orientação de um profissional de saúde. Nesse caso, deve buscar atendimento na Unidade Básica de Saúde da região onde reside, a fim de que seja realizado o acompanhamento pelas equipes de saúde e encaminhamentos quando necessário para o atendimento especializado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Em caso de surto psiquiátrico, é necessário acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência para ser encaminhado ao atendimento de urgência e emergência mais próximo.

Lembre-se: falar sobre esse tema é uma das principais formas de promover a saúde mental dos indivíduos e instituições. Você não está sozinho: busque o apoio de profissionais capacitados e compartilhe o que está sentindo e o que está sendo prejudicial para sua saúde mental e emocional.

Lembre-se: Quem cuida da mente, cuida da vida! A vida é a melhor escolha!

COMPARTILHE