Cidades

Interligadas

Lady Gaga, turismo e política pública

Há diversas maneiras de potencializar o turismo em uma cidade ou região, para tal, o poder público tem a possibilidade de investir com planejamento para que ocorra com eficiência. É preciso entender que quando pensamos em orçamento público, cada departamento, secretarias municipais ou estaduais e ministérios possuem o que se chama de dotação orçamentária, ou seja, recursos anuais que devem ser geridos com responsabilidade por parte do gestor responsável, cada qual dentro do que cabe em sua pasta. Não é de hoje que defendo umaeducação política desde os primeiros anos do ensino fundamental da educação básica, para que futuros (ou mesmo atuais) agentes sociais compreendam a complexidade e as infinitas possibilidades dentro da política, seja ela partidário ou não.

No presente ano de 2025 completo cinco anos atuando como Secretário Municipal no município de Cabreúva, fazendo a gestão dos recursos financeiros e humanos, atuando na elaboração, manutenção e potencialização de políticas públicas, sempre pensando naquilo que pode ser beneficioso para todos do município, ações que formem pessoas nas diversas linguagens culturais, que movimentem a economia local, gere empregos e renda… Ao longo desse período foram muitas ações já desenvolvidas, escreverei sobre isso em outro momento.

Por ora, quero prosear um pouco sobre o show da Lady Gaga no Rio de Janeiro no último dia 3 de maio, final de semana prolongado. Sem dúvidas nenhuma uma grande atração cultural para uma grande cidade. Tive a oportunidade de conhecer o Rio no ano passado, e como aquele lugar respira cultura!

Minha experiência na desafiadora pasta de Cultura, Turismo e Patrimônio Histórico me fez entender que eventos, quando bem planejados, estruturados, como parte de um calendário cultural/tradicional ou como uma ferramenta de entretenimento não pode ser visto como gasto, e sim como investimento. É também dever do poder público investir em arte, em entretenimento, em cultura de uma maneira geral, sempre com as devidas responsabilidades e transparência, pois, quando o feito, é benéfico para todos. Ressalto o que já mencionei: cada departamento no poder público tem seu orçamento para aquilo que lhe caiba. Devemos sim cobrar para uma saúde de qualidade, devemos sim cobrar transportes públicos mais eficientes, devemos sim cobrar melhor qualidade no ensino das escolas públicas, assim como devemos cobrar por espaços culturais, por lazer afinal, a vida não pode ser somente trabalho e responsabilidades cotidianas, precisamos dançar, cantar, comer, beber, pular e sorrir, precisamos de felicidades em um mundo que impera o caos, descansar em uma sociedade do cansaço.

Bom, vamos lá…

Uma multidão de mais de dois milhões de pessoas assistiram em Copacabana o show de uma das maiores cantoras da atualidade. Um mar de gente se formou nas areias da praia da cidade maravilhosa, areias essas que desde o ano passado, com Madonna, tem sido palco de uma mega estrutura e grandes espetáculos.

Ao todo, o evento custou mais de noventa milhões de reais, desses mais de quinze milhões foram investidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e outros quinze pelo Governo do estado fluminense, sendo o restante por patrocinadores. Como o turismo é uma grande indústria sem chaminés, injetando em 2024 quase 170 bilhões de dólares no PIB nacional e gerando mais de 8 milhões de empregos no país, representando mais de 8% dos empregados no Brasil, levando em consideração que (de acordo com pesquisa recente da Fundação Itaú e do Data Folha) 54% da população aponta atividades culturais como fundamentais para melhoria do bem-estar, tal setor é fundamental enquanto política pública no nosso vasto território. No show da Lady Gaga, mais de 500 mil pessoas eram turistas e, segundo especialistas, espera-se que tal evento movimente mais de 600 milhões de reais para o Rio de Janeiro, ou seja, mais de seis vezes do valor investido. Isso demonstra a força de tais eventos para a economia. Pensemos: é um valor que pode ter parte revertida para a saúde, educação, segurança, cultura, turismo ou outros setores. Tendo em vista tais dimensões de valores, é fundamental a gestão do recurso provindo do turismo para contribuir com o desenvolvimento pleno da sociedade, em suas diversas esferas, ou seja, promover gestão eficaz dos recursos.

Arte, eventos, show, cultura de uma maneira geral é fundamental e deve sim ter atenção dos governos, quando planejada e vista como investimento é sim política pública.

COMPARTILHE