Durante o debate entre candidatos, realizado na terça-feira (17), um dos temas discutidos foi a Saúde Pública. Em meio as propostas apresentadas, o candidato e atual prefeito Laerte Sonsin Jr. (PL) respondeu à Vinicius Saudino (PSD) sobre a dificuldade financeira em se construir uma nova unidade hospitalar.
“Falam de 20 milhões (de reais), mas com esse valor não dá para construir um novo hospital. Um novo hospital ficaria em torno de 120 a 140 milhões (de reais)”, afirmou o chefe do Executivo.
Em seu plano de Governo, o prefeito fala em reformar toda a unidade hospitalar e para essa reforma, o custo seria de aproximadamente R$ 20 milhões. “Nosso hospital é muito antigo e a estrutura é problemática pois não dá para parar as atividades. Além disso, temos de equilibrar o custeio para a reforma do hospital”.
Paralelamente à reforma desejada, o candidato disse ter a proposta da criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para desafogar o Pronto Socorro. Além disso, ele quer negociar junto ao Governo do Estado, a criação de uma unidade específica para o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) que hoje funciona no Hospital Municipal.
A título de comparação, o novo hospital da Unimed, inaugurado em 2022 teve investimento de aproximadamente R$ 110 milhões e tem capacidade para os mais diversos procedimentos, inclusive de alta complexidade.