O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Flávio Garcia, comandou nesta segunda-feira (9) o primeiro plantio de mudas da compensação feita pela Companhia Piratininga de Força e Luz, a CPFL, pelo corte de árvores para desobstruir as redes elétricas.
O primeiro plantio ocorreu na Rua Lazio, no bairro João Jabour, onde estão sendo retiradas construções irregulares. “Conforme vai acontecendo a remoção e a realocação das famílias em novas residências, vamos recompondo a Área de Preservação Permanente do Ribeirão Buru nessa região”, disse.
O plantio foi feito com participação de crianças e do Rotary Club de Salto Moutonnée e nessa etapa foram mais de 70 mudas de árvores nativas, de espécies diversas, plantadas no local, além de terem sido dadas informações sobre a importância de se preservar as mudas para que as áreas atingidas sejam recuperadas.
A Prefeitura cobrou 671 mudas da CPFL como compensação pelo corte supressivo de 57 árvores. Em uma primeira etapa foram cortadas 15 árvores na última semana de setembro. As mudas correspondentes já chegaram e começaram a ser plantadas. As demais árvores ainda serão cortadas ao longo deste mês.
A empresa pretendia fazer o corte supressivo de 170 árvores por elas serem de espécies incompatíveis com a fiação elétrica e por estarem com idade elevada. Mas a Secretaria de Meio Ambiente autorizou apenas 57. As demais serão acompanhadas agora tanto pela Prefeitura quanto pela CPFL e sofrerão apenas podas.
“Depois de mais de 20 anos de um problema ambiental e social, que nenhuma gestão anterior sequer começou a resolver, embora seja de suma importância para a atual e futuras gerações, agora a situação é diferente e estamos trabalhando firme e com consciência para resolver efetivamente”, disse o secretário.
Ele acrescentou que a mata ciliar está sendo totalmente recuperada, como determina a legislação ambiental. E que as famílias, que sobreviviam em uma região de alto risco, sobretudo em moradias irregulares, poderão já passar o Natal em uma residência digna e segura e longe daquele local.
“Temos ainda muito trabalho pela frente, ali e em outros locais da cidade, mas a sensação de ver tudo isso acontecendo simplesmente não tem preço e é isto o que anima a nossa equipe e as pessoas que defendem o meio ambiente como o nosso governo”.