Cidades

Interligadas

Ministério da Saúde deve intensificar ações de combate à dengue em Salto e mais municípios

Foto: Walterson Rosa – Ministério da Saúde

Para reduzir casos graves e óbitos, o Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira (8), novas ações de enfrentamento à dengue em 80 cidades consideradas prioritárias. Os municípios foram definidos pela alta transmissão da doença ou número de casos em ascensão e com mais de 100 mil habitantes.

Inicialmente, a Força Nacional do SUS poderá instalar centros de hidratação de até 100 leitos cada, destinados ao acolhimento e à hidratação – oral ou venosa – de pacientes com dengue, para evitar agravamentos e internações. Podem ser instalados em UBS ou UPA, em espaços adaptáveis como auditórios, bibliotecas, refeitórios ou em estruturas temporárias como tendas, contêineres e galpões.

“Estamos priorizando a atuação em 80 municípios onde hoje há maior pressão sobre os serviços de saúde. Estamos preparados para apoiar com reorganização da rede assistencial e foco na redução de casos graves e óbitos. A Força Nacional do SUS está à disposição desses municípios”, declarou o ministro Antônio Padilha.

As 80 cidades prioritárias também vão receber apoio do Ministério da Saúde para elaborar estratégia de expansão da cobertura vacinal, com ações como busca ativa de não vacinados, monitoramento dos estoques e garantia do abastecimento.

Outra ação para o controle do mosquito será a distribuição por parte do Ministério da Saúde de 1.260 equipamentos de UBV portáteis, que são equipamentos utilizados para dispersar inseticidas em forma de spray e ajudar no controle do Aedes aegypti e outros mosquitos transmissores de doenças, até o fim de abril para utilização em bloqueio de surtos, permitindo maior alcance no interior dos domicílios e superando barreiras físicas, como muros e paredes.

COMPARTILHE