Leitores e internautas que acompanham o PRIMEIRAFEIRA informaram a reportagem que ficaram três dias sem água no bairro Jardim Bandeirantes. Um morador, que preferiu não se identificar, informou que a água acabou no domingo (12) e só retornou na quarta-feira (15). Durante esse período, os moradores entraram em contato com o Serviço Autônomo de Água e Energia (Saae) e, segundo eles, foram informados que o abastecimento no bairro estaria normal.
A autarquia informou ao PRIMEIRAFEIRA que, assim como todos os outros reservatórios da cidade, o Reservatório da Sede, desde terça-feira (14) está sendo fechado por volta das 13h e reaberto a partir das 18h e depois da meia-noite até as 5h. Antes dessa medida emergencial adotada pela autarquia, os reservatórios estavam com dificuldade de sustentação de nível por causa do aumento do consumo devido ao calor extremo, o que, segundo o Saae, pode ter causado o problema.
“A solução encontrada pelo Saae foi esse fechamento periódico dos reservatórios para que recuperem nível suficiente de água e façam uma distribuição igual entre todos os locais, sem prejuízo daqueles mais altos, onde a pressurização é mais lenta, e das pontas de rede, que, dependendo do consumo no extenso trajeto até lá, também perde pressão”, informou.
Um morador contou que esses três dias sem água foram muito difíceis, principalmente pelo calor intenso e que, por isso, precisou comprar água para utilizar durante esses dias, pois não tem caixa d’água. Os moradores relataram que voltaram a receber água na manhã de quarta-feira (15), mas por volta de 14h o abastecimento foi interrompido novamente e retornou na quina-feira (16), por volta de 8h30.
O Saae informou que está monitorando a situação do abastecimento da cidade após a medida e verificando os endereços que são informados à autarquia através dos canais de atendimento para identificar quais locais ainda estão com dificuldade para receber água. A autarquia pode ser contatada através dos telefones:08007796 e (11) 99984-3028 (WhatsApp).