O Museu da Energia de Itu promove, durante o segundo semestre deste ano, uma atividade especial para estudantes e grupos agendados em que os participantes serão convidados a uma imersão cultural sobre o cotidiano da população do século XIX.
Os participantes farão um passeio pela história e cultura, estimulando o conhecimento e a criticidade das crianças e adolescentes. A ação educativa faz parte do projeto da mostra “Fragmentos do Cotidiano”, que revela os hábitos dos antigos moradores do prédio que hoje abriga o Museu da Energia de Itu.
A exposição foi organizada pelo Grupo de Estudos do Museu da Energia de Itu, a partir da pesquisa do professor Paulo Zanettini. Conta com 11 painéis, vitrines, maquetes, artefatos cerâmicos, utensílios domésticos, fragmentos de vidros importados, fósseis bovinos e suínos.
Os visitantes conhecem os hábitos alimentares dos antigos moradores e como eles realizavam o descarte de resíduos e lixo na área externa. “Fragmentos do Cotidiano” também apresenta conceitos sobre a arqueologia doméstica e aborda questões sobre o consumo desenfreado da sociedade atual e a reciclagem.
Durante a atividade, os participantes irão conferir detalhes sobre atos históricos da cidade de Itu, origens indígenas da região, além de conferir itens raros como artefatos cerâmicos, utensílios domésticos e moedas antigas.
A atividade ocorre diariamente, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. O ingresso para a ação custa R$ 2,00. Os interessados em agendar grupos de estudantes podem entrar em contato com o museu pelo e-mail itu@museudaenergia.org.br, telefone (11) 4022-6832 e WhatsApp (11) 94805-4429.