Salto iniciou na segunda-feira (6) a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Somente no primeiro dia 168 crianças e adolescentes foram vacinados. Ao todo, a cidade recebeu 8.266 doses da vacina, que segue disponível para este público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, com exceção do Jardim Donalísio. Lá, o funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 15h30.
A vacinação é de extrema importância, principalmente porque a cidade segue registrando aumento no número de casos da doença. Neste ano, até o dia 3 de maio, 2.250 casos de dengue foram confirmados em Salto; 89 registrados somente em cinco dias, entre os dias 29 de abril e 3 de maio, último dia contabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde até o momento. Neste mesmo período no ano passado haviam 1.235 casos de dengue na cidade, ou seja, 1.015 casos a menos que neste ano.
A cidade conta ainda com três óbitos em investigação no Instituto Adolfo Lutz. Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde não informou a data dos óbitos. Até o momento Salto não confirmou nenhuma morte em decorrência da dengue, mas já teve dois óbitos investigados e descartados pelo instituto.
Além disso, os bairros com mais casos da doença seguem sendo o Jardim Santa Cruz, com 193 registros; Jardim Celani, com 126 casos; e Bela Vista com 59. Nesta sexta-feira (10), será realizado o trabalho de nebulização, conhecido como fumacê, no Jardim Nova Era. Durante a manhã a equipe de Controle de Endemias realizará a orientação aos moradores e, a partir das 14h, iniciará a aplicação do fumacê.
No sábado (11) a equipe intensificará ações de vistorias em algumas residências do Jardim Nova Era, nas quais não conseguiu acesso durante a semana. As visitas acontecerão das 9h às 12h em diversas ruas do bairro e a Secretaria pede que os moradores colaborem permitindo a entrada dos agentes em suas casas para realizarem a vistoria.