O antigo prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, que sediará o novo Centro Cultural da cidade, segue em reforma desde setembro do ano passado. Na época a Prefeitura divulgou que passaria a administrar o local e que a previsão era que o Centro Cultural fosse inaugurado em 13 de dezembro de 2022. Entretanto, o prédio segue em reforma e no sábado (8) a administração divulgou, através do Diário Oficial do Município, a contratação de uma empresa de engenharia para realizar manutenções no local pelo valor de R$ 709.695,52.
Em resposta a questionamentos do jornal PRIMEIRAFEIRA, a Prefeitura informou que essa empresa realizará trabalhos com ênfase em adequações, adaptações, restauração, elétrica, hidráulica e pinturas em geral, incluindo o fornecimento de materiais. Segundo o Poder Público, os serviços devem ser finalizados em quatro meses e a nova previsão é que, caso não haja nenhuma intercorrência, o Centro Cultural seja inaugurado ente julho e agosto.
Em relação ao novo prazo de inauguração, que havia sido divulgado que seria em dezembro do ano passado, a Prefeitura informou o motivo pelo qual o prazo foi prorrogado: “Ocorre que no processo de licitação é preciso passar por etapas previstas na legislação, como os prazos de publicação, prazos para recorrer etc, o que gerou a necessidade de rever o cronograma”, informou.”
Ainda segundo a Prefeitura, essas são as últimas manutenções a serem realizadas no local e, além disso, há somente uma ação que o Poder Público ainda tenta realizar no local. “Paralelamente, há um trabalho para obter autorização para canalização do afluente do Córrego do Ajudante, apenas na parte detrás do prédio, para expandir o estacionamento e diminuir a incidência de insetos. No entanto, essa canalização não é impeditiva para o funcionamento, tanto que o antigo instituto funcionava dessa maneira”, finalizou.