Cidades

Interligadas

O que é Síndrome de Burnout?

“Burnout é o que acontece quando você tenta evitar ser humano por muito tempo” – Michael Gungor

A saúde mental é um assunto que vem sendo discutido a cada dia mais. Devido a rotina e acúmulo de atividades diárias, responsabilidades, estresse e esgotamento, identificou-se a necessidade de dar atenção especial a esse tema. Atualmente, muitas pessoas sofrem com depressão, ansiedade, crise de pânico, esgotamento físico e mental e necessitam de medicamentos contínuos para amenizar os sintomas e obter um pouco mais de qualidade de vida.
Uma doença que vem crescendo nos últimos anos e que é relacionada ao trabalho é a Síndrome de Burnout. Essa doença vem ganhando destaque e algumas empresas já tem trabalhado o tema com os funcionários.
Mas afinal, o que é Síndrome de Burnout?
É uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso (CID-11). A Organização Mundial de Saúde classificou como um fenômeno ocupacional, provocado pelo trabalho.
A palavra Burnout é derivada do inglês. “Burn” significa queimar e “out” que significa fora, exterior. Portanto, a Síndrome de Burnout é caracterizada como uma queima de fora para dentro, ou seja, fatos externos que causam pressão no interior e na mente. Em português, o termo significa esgotamento. A prevenção é muito importante, pois, essa síndrome pode resultar em graves estados de depressão e episódios de ansiedade.
O Burnout foi descrito na década de 1970 por um psicólogo americano Herbet J. Freudenberger que diagnosticou a si mesmo. Em 1974 foi escrito o artigo pela primeira vez sobre esse problema de saúde relacionado às condições de trabalho.
Fique atento aos sinais e lembre-se que podem aparecer de forma leve e com o passar do tempo se acentuam, portanto, busque ajuda especializada. Fique atento aos sinais: exaustão física e mental, dor de cabeça, alterações no apetite, insônia, dores musculares, alienação, ansiedade, irritabilidade, baixa autoestima, sentimento de impotência, insatisfação com o trabalho, dificuldade de concentração, hostilidade, apatia, desconfiança, queda na produtividade, absenteísmo, abandono de emprego, conflitos com os colegas de trabalho e baixo comprometimento com o trabalho.
Segue algumas dicas para prevenir a Síndrome de Burnout: Tenha momentos de lazer, prática de atividades físicas, hobbies, qualidade do sono, tenha um tempo para você, vínculos sociais profundos e saudáveis, alimentação saudável e equilibrada, contato com a natureza, espiritualidade saudável, pensamentos otimistas, diminua o uso da tecnologia, organize suas prioridades, capacidade de dizer “não” e fazer pequenas pausas durante as atividades de trabalho para respirar e se distrair.
Não deixe de colocar as dicas em prática! São importantes para promover saúde mental, física e bem-estar emocional. Cuidar de si não é exagero e, sim, fundamental, é um respeito e demonstração de amor próprio.

COMPARTILHE