Cidades

Interligadas

O teatro amador

No dia 16 de dezembro, um sábado, será celebrado o Dia do Teatro Amador e, por isso, convido vocês para conhecerem um pouco sobre essa prática artística e como ela se desenvolveu no Brasil.
0 teatro amador é realizado sem fins lucrativos por aqueles que apreciam as artes do palco, que se preocupam mais com o lado cômico, lúdico e com questões sociais.
No fim da década de 1930, no Brasil, o teatro comercial vinha perdendo espaço para o cinema como entretenimento popular. Nesse cenário, começaram a crescer iniciativas de grupos amadores que enxergaram o teatro como mais artístico e menos comercial.
O teatro amador foi e é um espaço de aprendizagem e de formação de futuros profissionais das artes do palco. Ele não se limita a imitar os grupos consagrados, mas os acompanha e faz releituras especiais e singulares de seus textos. Tal forma de trabalho contribui de maneira determinante para a história do teatro brasileiro
Viva o teatro amador!
O meu avô Rodolfo Nardelli fazia parte do Grêmio Teatral Antônio Vieira Tavares aqui em Salto na década de quarenta.
Normalmente nas peças não existiam comédias, eram só dramas. A minha mãe Ophélia sempre contava uma história que aconteceu com o meu avô numa das peças em que ele atuou.
A cena era a seguinte: o meu avô quando entrou em cena, a suposta esposa dele na peça, estaria queimando uma carta que recebera do amante.
O meu avô ia dizer assim:

Que cheiro de papel queimado.
Quando ele entrou em cena, a mulher estava picando a carta e ele na hora sacou que ela esquecera o fósforo para queimar a carta.
E não teve dúvidas emendando:

Que cheiro de papel picado. O teatro veio abaixo.
kkkkkk
A partir daquele dia, começaram a produzir comédias…

COMPARTILHE