Considerado um dos principais projetos para a segurança hídrica, as obras da barragem do Ribeirão Piraí estão em ritmo acelerado. Desde a retomada dos trabalhos, em maio, as obras seguem o cronograma e, se não houver nenhum imprevisto, ela deve ser concluída dentro do prazo, final de 2026.
Mas, antes mesmo do final da primeira fase, já são esperados os recursos para a segunda fase, para que a obra não sofra uma nova interrupção e as operações comecem entre o final de 2027 e início de 2028.
O PRIMEIRAFEIRA foi a primeira equipe de reportagem a conferir de perto a situação das obras e também conversou com a engenheira responsável, Karoline Monaro. Confira a situação das obras.






Vale lembrar que as obras haviam sido paralisadas em 2024, após a identificação de obstáculos ambientais, como a presença do sagui-caveirinha (Callithrixaurita). O Ibama exigiu reavaliação do Plano de Trabalho para autorizar a supressão da vegetação na Mata Atlântica.
Com capacidade de armazenar cerca de 10 bilhões de litros de água, a barragem deve beneficiar mais de 700 mil pessoas em municípios consorciados. A primeira fase, iniciada em março, tem prazo estimado de 16 meses para conclusão, enquanto a segunda fase ainda depende da captação de recursos avaliados em R$ 230 milhões, com previsão de durar aproximadamente 20 meses.
Confira a entrevista completa abaixi: