Cidades

Interligadas

Operação contra crimes cibernéticos cumpre mandados em Itu e Porto Feliz

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagou, nesta terça-feira (27), a Operação Mão de Ferro 2, uma ação contra crimes cibernéticos, especialmente aqueles direcionados a crianças e adolescentes e que está sendo realizada em 12 estados brasileiros, incluindo duas cidades da região: Itu e Porto Feliz.

A ação é coordenada com o Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB/DIOPI/SENASP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e, ao todo, estão sendo cumpridos 22 mandados judiciais, incluindo busca e apreensão, prisão temporária e internação socioeducativa.

As investigações identificaram uma rede de indivíduos que, de forma articulada, praticava crimes como indução, instigação ou auxílio à automutilação e ao suicídio, perseguição, ameaças, produção, armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil, apologia ao nazismo e invasão de sistemas informatizados, incluindo acesso não autorizado a bancos de dados públicos.

Essas práticas criminosas ocorriam principalmente em plataformas de mensagens, nas quais os investigados compartilhavam conteúdos de violência extrema, estimulavam comportamentos autodestrutivos, realizavam coação psicológica, ameaças e exposição pública de vítimas.

A operação é um resultado de um trabalho de integração entre o Laboratório de Operações Cibernéticas e as Polícias Civis dos estados participantes, que atuaram de maneira coordenada e simultânea com troca de informações e alinhamento estratégico.

COMPARTILHE