A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta segunda-feira (15), uma operação contra um grupo criminoso que extorquiu cerca de R$ 300 mil em criptomoedas. Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão temporária nas cidades de Salto e Indaiatuba, além de oito mandados de busca e apreensão.
O grupo é composto por sete homens e duas mulheres. Oito suspeitos foram presos nesta segunda-feira (15); apenas um não foi localizado. Sete prisões ocorreram em Indaiatuba e uma em Salto. A ação foi coordenada pelo 1º Distrito Policial de Indaiatuba, com apoio de outras unidades policiais da região.
Segundo as investigações da Polícia Civil, o grupo teria invadido um escritório comercial em novembro de 2024, passando-se por uma equipe de manutenção. No local, os criminosos renderam a vítima e a obrigaram a transferir cerca de R$ 300 mil em bitcoins. Além disso, o grupo teria levado um veículo e outros bens.
A Polícia Civil rastreou as transferências e identificou que os valores passaram por contas ligadas a uma corretora, o que levou à identificação tanto dos autores do crime quanto das pessoas utilizadas para movimentar o dinheiro ilegal, conhecidas como “laranjas”.